Wiki Disney Princesas
Advertisement
Wiki Disney Princesas
Furiadezira

Zira é a principal vilã de "O Rei Leão 2: O Reino de Simba". e vilã secundária da série "A Guarda do Leão". Ela é a mãe de Kovu, Nuka e Vitani. Ela foi originalmente dublada por Suzanne Pleshette, no Brasil ela é dublada por Selma Lopes. Em "A Guarda do Leão" ela é originalmente dublada por Nika Futterman na dublagem brasileira do Spin-off ela é dublada por Márcia Coutinho.

Aparência[]

Zira é uma leoa bronzeada fina com uma faixa dorsal mais escura descendo pela cabeça. Seus olhos são vermelhos, mas aparecem azuis em certas luzes. Como Scar, ela tem garras pretas que estão sempre expostas e nunca retraídas. Seu nariz preto é angular e ela tem um entalhe de origem desconhecida em sua orelha direita. Ela tem um sorriso áspero quando sorri. Em seu queixo, ela tem um pequeno tufo de pelo, que se projeta para fora, ao contrário do de Scar, que é para dentro.

Personalidade[]

Zira é oportunista, cínica e imponente, deixando suas emoções controlá-la constantemente, o que geralmente a leva a se lançar em discursos venenosos e invectivos. Ela parece ser paciente, pois estava disposta a esperar até que Kovu se tornasse um jovem adulto antes de colocar seus planos em ação. No entanto, ela geralmente mostra pouca afeição mesmo por seus filhos, a menos que eles sejam úteis para ela, e está disposta a matá-los se eles não seguirem seu caminho de vingança. No entanto, apesar de seus pontos fortes, ela sofre a mesma queda que Scar; seu ódio a cega, e assim a destrói no final. Zira parece se importar com sua família e seu Bando, apesar de sua natureza vingativa, mostrando horror e tristeza quando Nuka morre e orgulho quando Nuka e Vitani dizem ou fazem coisas que apelam ao seu plano. Embora Zira odeie Simba completamente, suas interações com o resto do bando são comparativamente neutras, o que é especialmente evidente em sua introdução: Quando Simba e Zira se encontram quando a última tenta emboscar Kiara, depois de identificar Simba em um tom que obviamente implica que ela está excitada na oportunidade de se vingar, ela vê o resto do bando, Timão e Pumba chegam com Simba e identifica Nala secamente.

Pouco antes do final de O Rei Leão, Zira era o mais devoto de seus seguidores de Scar, reverenciando-o com uma adoração fanática e elogiando seu próprio nome. No entanto, depois que Simba voltou, Zira foi exilada junto com seus seguidores por sua lealdade contínua a Scar. Depois disso, Zira responsabiliza Simba pela morte de Scar (desconhecendo ou ignorando o fato de que as hienas foram realmente responsáveis ​​pela morte de Scar porque ele as culpou pelo que fez com seu próprio irmão Mufasa), e planeja vingar Scar e recuperar o trono, usando Kovu como um governante fantoche. Zira e seus seguidores ficaram conhecidos como Exilados.

Além de sua total devoção a Scar e seu desejo de vingá-lo, Zira também mostra um profundo desprezo por outros animais e especialmente por hienas (apesar do envolvimento passado de Scar com hienas). Isso é especialmente visto na música "Reinem os Leões", onde ela exclama a superioridade dos leões.

Aparições[]

O Rei Leão 2: O Reino de Simba[]

Zira era a mãe de Nuka, Vitani e Kovu e a líder dos seguidores de Scar, Os Exilados. Depois que Simba depôs seu tio e baniu os Renegados para as Terras Distantes , Zira jurou vingança por Scar , acusando Simba pelo assassinato do rei. Seu filho mais novo, Kovu, foi o herdeiro escolhido de Scar (apesar de não ser parente de Scar), e Zira sonha que um dia poderá matar e usurpar Simba. Zira aparece pela primeira vez quando Kovu eventualmente vagueia nas Terras do Reino (evitando o olhar indiferente de Nuka; Vitani implica que isso acontece com frequência) e conhece Kiara, filha de Simba. Ela testemunha a interação lúdica entre os dois filhotes e rosna de raiva depois que Kiara revela sua identidade para Kovu. Depois que Simba aparece e ruge em Kovu, Zira se coloca protetoramente na frente de Kovu e tem uma conversa amarga com Simba (e com Nala, Timon, Pumba e as leoas que o seguiram). Em um gesto zombeteiro da exigência de Simba, ela paga a penalidade por invasão, ela cutuca Kovu para frente como o "libra de carne" de Simba, sabendo que ele não iria machucar o filhote devido à sua melhor natureza. Sabendo que ele não pode chamar seu blefe, Simba ordena que eles saiam, mas Zira se aproxima dele e diz a ele sombriamente que seus negócios estão apenas começando e dá a Kiara um olhar malicioso; apesar disso, Zira sai com o filho na boca e com Simba ileso.

Musicanoar

Zira em "Música no Ar"

Depois de voltar para casa, Zira começa a soltar sua ira sobre Nuka e Kovu, ironizando sardonicamente a ideia de que Kovu tentou fazer amizade com Kiara para que ele pudesse aproximá-lo e sua família de Simba (embora essa não fosse a realidade da situação). É só quando Zira anuncia essas palavras que ela percebe que pode muito bem ser uma boa ideia. Depois de elogiar Kovu por lhe dar o catalisador para sua vingança, ela coloca o filhote para dormir e, em seguida, começa a cantar sobre seus sonhos.

Zira então treina Kovu como um assassino com ódio em seu coração por Simba. Quando ele se torna um adolescente, ela arquiteta um plano para iniciar um incêndio para que Kovu pudesse salvar a vida de Kiara e se aproximar de Simba para ganhar sua confiança e, eventualmente, matá-lo.

Ela observa Kovu com Nuka à distância, satisfeita com o progresso do plano, e tudo estava indo de acordo com seu esquema. No entanto, Vitani relata que Kovu teve a chance de assassinar Simba, mas não aceitou. Zira está determinada a continuar com seu plano, no entanto, e ela rapidamente elabora um plano para encurralar Simba e Kovu em uma parte fortemente erodida e empoeirada das Terras do Orgulho, levando Simba propositalmente a acreditar que Kovu estava decidido a matá-lo. No entanto, quando Kovu vai contra os desejos de sua mãe para matar Simba, Nuka tenta realizá-lo em vez disso para ganhar a atenção e aprovação de sua mãe. No entanto, ele acaba sendo esmagado pela queda de troncos e morrendo, e ironicamente, através de sua morte, ele finalmente ganhou a atenção e o carinho de sua mãe. Zira lamenta profundamente a morte de seu filho enquanto silenciosamente pede a Scar que cuide de Nuka. Sua dor se transforma em pura ira, e ela corta Kovu através do olho, dando-lhe uma ferida idêntica a Scar. Depois de seu choque inicial com isso, Zira culpa Kovu pela morte de Nuka, não levantando uma pata para matar Simba.

Zira, furioso com a "corrupção" de Simba da morte de Kovu e Nuka, então declara guerra aberta a Simba, e lança um ataque contra Pride Rock, aproveitando a oportunidade do estado ferido de Simba de ser atacado pelos Outlanders. Zira chega à beira da pedra do reino com seu exército, rejeitando a última oferta de Simba para voltar para casa e evitar o confronto, e logo uma intensa batalha começa entre asduas terras. Antes que Zira e Simba possam se enfrentar no que inevitavelmente será uma escaramuça ensanguentada de sangue, Kovu e Kiara intervêm, impedindo seus respectivos pais de matar o outro, ao que ela e Simba dizem para eles se afastarem, mas eles se recusam. Kiara é capaz de fazer Simba parar a batalha dizendo-lhe que suas duas facções, apesar de sua escala ética e profundo ódio que têm um pelo outro, não são diferentes e como leões, eles são um (uma lição que ele lhe ensinou quando filhote).

Vitani vê a verdade das palavras de Kiara e se junta a Simba, convencendo os outros forasteiros de que basta, embora Zira ameace sua filha de que ela também morrerá se ela não lutar. Essa ameaça visivelmente choca e repugna suas leoas, que, como resultado, se voltam contra ela e se juntam a Simba, para surpresa e raiva de Zira. Simba pede que Zira se solte do passado (que é uma lição que ele aprendeu com Timão e Pumba), mas ela se recusa e pula para ele, ainda com a intenção de matá-lo para vingar Scar. Kiara a impede, fazendo com que as duas leoas passem por cima do penhasco. Neste ponto, a barragem se rompe e o rio começa a fluir rapidamente.

Lion2-disneyscreencaps

Morte de Zira

Kiara tenta ajudá-la, e Zira é mostrada tentando escolher entre a morte ou aceitar a ajuda de Kiara. No entanto, o orgulho e o ódio de Zira não permitirão que ela seja resgatada pela filha de seu inimigo, e ela rejeita a ajuda de Kiara, apenas para finalmente cair do penhasco na água e ser levada pela correnteza, com apenas sua pata saindo da superfície mancamente. Tendo testemunhado isso, Kovu então suspira de profunda dor por sua morte.

Apesar da morte de Zira, seu plano original (assim como o de Scar) de ter Kovu como o novo Rei das Terras do Orgulho é mais provável que tenha sucesso, mas não para sua própria satisfação, já que Kovu quer governar sob os princípios do Círculo da Vida, o que inspirou um Simba tocado a aceitar Kovu como seu genro e futuro sucessor.

A Guarda do Leão[]

Ziraguardadoleão

Zira em "A Guarda do Leão"

Zira, junto com seus filhos estream no episódio "Leões da Terra Sombria" de A Guarda do Leão .

A história de fundo de Zira é elaborada por Rafiki no episódio; quando Scar foi derrotado, ela disse a Simba que ele não poderia ser rei, pois Scar escolheu Kovu para sucedê-lo. Simba tentou explicar-lhe que seu tio nunca foi o verdadeiro rei, mas Zira não quis ouvir a razão e lutou contra ele em batalha. Simba a derrotou e forçou Zira e toda sua família a deixar as Terras do Orgulho. Durante seu exílio, em algum momento entre o plano de usar Kovu para chegar a Simba através de Kiara e a maioridade de Kovu, ela e seu orgulho roubaram o território de um grupo de hienas lideradas por Jasiri que viviam nas Terras Distantes. Zira também tentou convencer o filho de Simba e líder da Guarda do Leão Kion a ser seu aprendiz e se juntar ao seu lado para fazer leões chegarem ao topo das Terras do Orgulho, a fim de prová-los superiores. Ela também sabia algo que Kion não sabia sobre o rugido dos anciãos; que ele poderia usar o rugido nas nuvens para criar pequenas quantidades de chuva para fazer novos poços de água (algo que ela aprendeu com o próprio Scar). Ela só revela suas verdadeiras cores cruéis depois que Kion denuncia suas crenças de Scar ser o verdadeiro rei, e ela revela seu despeito raivoso e crueldade.

Zira prepara uma armadilha para Kion, deixando-o cercado por forasteiros e dando-lhe a escolha de estar com eles ou contra eles, dizendo que ele não pode usar o rugido em sua própria espécie, para não perder seu poder como Scar tinha. Zira então fica furiosa quando Kion ousa dizer que Scar nunca foi o verdadeiro rei das Terras do Orgulho e quase deixa suas leoas atacá-lo, mas rapidamente recupera sua compostura e dá a Kion mais algum tempo para se decidir. Zira então tenta enganar Jasiri para que pense que Kion ficou do lado dos Outsiders. No entanto, quando o resto da Guarda do Leão e Jasiri chegam e o resgatam, Bunga lembra Kion por que seu tio-avô realmente perdeu o rugido - porque ele o usou para o mal, assim como ele viu nas pinturas de Rafiki. Zira então percebe isso tarde demais (embora ela se recuse a acreditar) quando ela é levada junto com Nuka, Vitani, e os outros forasteiros (exceto Kovu, que sai por vontade própria), para um covil nos cupinzeiros das Outlands, que é semelhante ao retratado em Simba's Pride.

Em "Journey to the Pride Lands", Jasiri e a reformada Janja vão até a Árvore da Vida para alertar a Guarda Leão do retorno de Zira às Outlands, levando Kion a voltar para casa para parar a ameaça.

No final, assim como a sequência do, "Return to the Pride Lands", a Guarda do Leão volta para casa para descobrir que Vitani e Kovu se juntaram ao orgulho de Simba e que Zira e Nuka se foram. Os eventos do filme anterior são explicados mais tarde em uma pintura rupestre que afirma que durante a estadia da Guarda do Leão na Árvore da Vida, Zira atacou as Terras do Orgulho, apenas para seu orgulho traí-la no final, resultando em sua morte.

Kion e sua Guarda Leão enfrentam Vitani para ver qual de seus Guardas Leão protegeria as Terras do Orgulho. No final, enquanto Kovu foi nomeado o sucessor de Simba para se tornar Rei com Kiara como sua Rainha, Vitani é nomeado o novo líder da Guarda do Leão, encarregado do Rugido dos Anciãos, enquanto Kion e sua Guarda do Leão retornam para defender a Árvore da Vida com o Orgulho da Noite. Assim, os dois filhos sobreviventes de Zira agora desempenhavam papéis importantes nas Terras do Orgulho, com Kovu como herdeiro e Vitani como chefe da Guarda do Leão.

Simba´s Migthy Adventure[]

Zira aparece no jogo de 2000 The Lion King: Simba's Mighty Adventure como um dos dois chefes (o outro é Scar), onde ela luta contra Simba com um rugido que faria com que pedras caíssem em direção a Simba, que ele tem que se esquivar antes de finalmente derrotá-la.

Curiosidades[]

  • Foi originalmente planejado para Zira deliberadamente soltar o penhasco em vez de simplesmente rejeitar a ajuda de Kiara, mas sua queda foi descrita como ela simplesmente escorregando enquanto rejeitava a ajuda de Kiara, pois sentia-se que o vilão cometendo suicídio era muito "adulto" para um filme da Disney. No entanto, embora esse conceito tenha sido cortado, a morte de Zira na versão final do filme ainda está implícita como um suicídio, ou apenas um acidente, como se você olhar de perto, você pode ver que ela está sorrindo, embora isso possa ser apenas seu focinho. Além disso, como ela está gradualmente perdendo seu controle, na versão final é visível como sua posição muda, porque no início é visto como suas presas estão prestes a atingir a borda inferior do penhasco e depois, pouco antes de cair, ela está em uma posição muito mais alta.
  • Quando Zira e Simba se encontram na tela pela primeira vez, a frase de Zira "if you need your pound of flesh..." enquanto ela empurra Kovu para a frente é, na verdade, uma referência à peça shakespeariana "O Mercador de Veneza", embora "O Reino de Simba" seja baseado em "Romeu e Julieta".
  • Durante o início da produção, os produtores tinham originalmente chamado Zira de "Bianca", mas ela poderia ser facilmente confundido com uma personagem de "Bernado e Bianca" Miss Bianca, em que seu nome foi mudado para Zira.
  • Zira, McLeach, Sa'Luk e Forte são os únicos vilões da sequência da Disney que realmente morreram. Jafar não conta porque ele apareceu originalmente no primeiro filme como seu principal antagonista antes de morrer na sequência.
Advertisement