FANDOM

Walt Disney Animation Studios Logo
A Walt Disney Animation Studios, com sede em Burbank, na Califórnia, e anteriormente conhecida como Walt Disney Feature Animation e Disney Brothers Cartoon Studio, é um estúdio de animação americano que cria filmes de animação, curtas-metragens e especiais de televisão, pertencente a The Walt Disney Company. Fundado em 16 de outubro de 1923 por Walt Disney e Roy O. Disney, é uma divisão da Walt Disney Studios e a primeira empresa da Disney. O estúdio já produziu 56 filmes animados, começando com Branca de Neve e os Sete Anões, em 1937, e o mais recente sendo Frozen 2, em 2019. Contêm uma divisão, Disney Toon Studios, antiga estúdio que produzia sequências dos longa-metragens, e faz spin-offs como Tinker Bell.
250px-Walt Disney Animation Studios logo.svg
Originalmente fundado como Disney Brothers Cartoon Studio e depois incorporado como Walt Disney Productions em 1929, o estúdio começou a operar como um estúdio produtor de filmes de animação a partir de 1934 por diante. Durante a reestruturação societária da The Walt Disney Company em 1986, o estúdio tornou-se oficialmente uma subsidiária da empresa sob o nome de Walt Disney Feature Animation, e assumiu seu nome atual em 2006, quando foi colocado na Walt Disney Studios ao lado da Pixar Animation Studios, que foi adquirida pela Disney no mesmo ano.

Durante a maior parte da sua existência, o estúdio foi reconhecido como o principal estúdio de animação americano, e desenvolveu muitas das técnicas que se tornaram práticas comuns na animação tradicional. O catálogo de filmes produzidos pelo estúdio estão entre os mais notáveis ​​da Disney, e as estrelas de muitos de seus curtas-metragens - Mickey Mouse, Pato Donald, Pateta etc - se tornaram figuras tão conhecidas na cultura popular que se tornaram mascotes da The Walt Disney Company como um todo.

Entre suas várias realizações significativas estão: Branca de Neve e os Sete Anões (1937), considerado o primeiro longa-metragem de animação da história; Fantasia (1940), o primeiro filme com som estéreo; A Bela e a Fera (1991), a primeira animação a ser indicada para o Oscar de Melhor Filme, e a única indicada para a categoria que é tradicionalmente animada; Aladdin (1992), primeira animação a passar de $200 milhões de dólares nas bilheterias; O Rei Leão (1994), a maior bilheteria de uma animação tradicional em todos os tempos e Frozen: Uma Aventura Congelante (2013) que é a maior bilheteria de uma animação em todos os tempos.