Wiki Disney Princesas
Advertisement
Wiki Disney Princesas
Scar

Scar é o principal antagonista da franquia O Rei Leão. Ele é o irmão mais novo de Mufasa e tio de Simba, Kiara e Kion. Ele foi originalmente dublado por Jeremy Irons.

Aparência[]

Vivo[]

Scar tem uma juba preta elegante, pele morena e distintos olhos verdes neon em forma de amêndoa. Ele tem patas grandes e bronzeadas com garras pretas longas e curvas que, ao contrário das de outros leões no filme, estão sempre desnudas e nunca retraídas, talvez aludindo à sua natureza viciosa. Scar tem uma cicatriz pequena, fina e rosa sobre o olho esquerdo, ganhando assim seu apelido Scar. Alguns de seus traços físicos foram baseados em parte em seu dublador original, Jeremy Irons, além disso.

Ghost scar

Scar como um fantasma

Fantasma[]

Após a morte de Scar, ele se tornou um espírito manifestado em lava, fogo e fumaça, Com o rosto agora com tons de amarelo, laranja escuro e vermelho.

Personalidade[]

Scar é conhecido por ser muito ressentido com Mufasa e Simba, este último por essencialmente arruinar qualquer chance de ele se tornar rei legitimamente. Seu ressentimento e raiva em relação a Mufasa eram fortes o suficiente para que, depois que ele usurpou o lugar de Mufasa no trono ao assassiná-lo, ele proibiu a própria menção do nome de Mufasa sempre que ele estivesse nas imediações de alguém.

Scar parece possuir um pouco de um complexo de inferioridade, como evidenciado por sua triste resignação ao fato de que ele foi preterido no pool genético em relação à força bruta. Ao mesmo tempo, no entanto, Scar é egoísta e se orgulha de sua inteligência, dizendo "No que diz respeito aos cérebros, eu tenho a parte do leão." e é um pouco narcisista, sendo este último traço especialmente prevalente ao planejar o assassinato de Mufasa após a tentativa fracassada das hienas de matar Simba no Cemitério de Elefantes, onde ele menciona que quando ele se torna rei, Eles o verão "pela maravilha [que ele é]". Ele tem algumas peculiaridades das quais ele está ciente, como quando Simba afirma carinhosamente "Você é tão estranho", Scar diz a Simba "Você não tem ideia" (embora essa linha específica tenha sido uma piada intencional referindo-se a Reversão da Fortuna, em que Jeremy Irons profere a mesma linha).

Scar é fortemente sarcástico, frequentemente respondendo a tentativas de conversa com sarcasmo e insultos sutis. Depois de assumir o Pride Rock, o comportamento geral de Scar toma um rumo para pior, tornando-se um tanto iludido, se não em abnegação, em acreditar que ele ainda é um governante lógico, apesar de evidências claras em contrário, aparentemente não estando preparado para confessar até mesmo para si mesmo que Mufasa era um rei melhor ou encontrar falhas em sua própria liderança. Como tal, em um paralelo sombrio com o idealismo inicial de Simba para se tornar rei, ele também passa a se recusar a realocar a pedra do reino, apesar de ser confrontado com evidências óbvias de que quaisquer animais sobreviventes na região haviam fugido das instalações, bem como haver uma seca contínua, não se importando se isso resultasse no reino ou a sua, a morte. Isso implicava que uma grande parte da razão pela qual ele decidiu esse curso de ação era simplesmente porque ele poderia dar essa ordem como rei. Mesmo quando ele está acima de Mufasa, tendo traído, assassinado e roubado o trono dele, ele permanece sensível à menção de seu irmão. É um dos únicos assuntos que pode inflamar seu temperamento; com a simples menção de Mufasa, ele ameaça Zazu, agride Sarabi e ataca seus próprios asseclas de hiena. Isso indica que Scar sofre de baixa autoestima. Mesmo em posição de poder, ele continua vulnerável a crises de indecisão e insegurança, pois é incapaz de aceitar críticas e teimoso demais para aceitar os conselhos de seus assessores. Scar também é um hipócrita, pois implora a Simba para poupar sua vida devido aos laços familiares deles, apesar do fato de que ele matou seu próprio irmão. Ele também diz a Janja para não correr como um covarde, ignorando o fato de que ele mesmo fugiu de Simba durante a batalha de Pride Rock.

Durante sua juventude, como líder de sua Guarda, Scar muitas vezes fazia patrulhas por conta própria, mostrando sua confiança. Ele também foi um pouco ingênuo, pois confiou em um rouge sem conta que acabou cruzando duas vezes com ele, o que acabou o ferindo no final. No entanto, ele provou ser muito tático com suas intenções, pois depois que ele se tornou traidor e massacrou o estranho em vingança, ele girou a narrativa em torno de seu favor para torná-lo o herói da história, mostrando seu desejo de atenção.

Scar é altamente inteligente, como ele mesmo gostava de se gabar, facilmente capaz de manipular situações e conversas a seu favor. Isso compensou a falta de força física de Scar, que foi ainda mais demonstrada por sua decisão de submeter um Simba totalmente crescido a uma quadra em vez de lutar contra ele abertamente. Apesar disso, ele não parecia se importar em fazer suas próprias caçadas, como evidenciado quando ele trouxe uma perna de zebra para as hienas. Ele é um lutador feroz que se manteve firme contra o maior e muito mais jovem Simba e chegou muito perto de matá-lo. No entanto, Scar não hesitará em enganar em uma luta, como visto quando ele lança brasas nos olhos de Simba, cegando-o temporariamente, para ganhar a vantagem. Scar era um indivíduo extremamente carismático, capaz de inspirar as hienas a seguir sua causa e ganhar lealdade fanática de Zira e seu orgulho de leoas, mesmo na morte.

Em relação ao seu tratamento de Shenzi, Banzai e Ed, ele é um pouco duro com eles, como evidenciado por sua repreensão sobre seu fracasso em matar Simba e Nala (mesmo que eles só tenham escapado por causa da chegada oportuna de Mufasa, que Scar até testemunhou a si mesmo), e sua raiva expulsando-os depois que Banzai cometeu o erro de mencionar Mufasa dentro do ouvido. Ele mal podia tolerar a ideia de confiar em "" como eles. O pior de tudo, quando ele percebeu que eles mentiram para ele sobre o destino de Simba, ele lhes dá um olhar que parecia indicar que ele lidaria com eles mais tarde. Embora seu comentário ao encontrá-los na base de Pride Rock após sua queda indicasse que ele os vê como amigos, é claro que ele só via as hienas como peões e foi apenas como uma forma de manipulá-las, já que ele anteriormente tentou colocar a culpa de todas as suas ações neles para se salvar da ira de Simba quando encurralado no pico.

Scar também é um sádico detestável, convencendo seu próprio sobrinho de que ele foi responsável pela morte de Mufasa e depois provocando-o por isso. Ele até brinca com Zazu quando o majordomo tenta falar com ele. Apesar de seus traços negativos, ele tenta aplaudir Zazu para cantar uma música mais "saltitante", além de "It's a Small World", que ele aparentemente acha muito exasperante, porque quando Zazu começa a cantá-la, Scar o ataca, dizendo-lhe para parar.

Scar continua conivente e sedento de poder, mesmo após sua morte, como evidentemente mostrado por seus esquemas para enfraquecer a Guarda do Leão, liderada por seu sobrinho-neto, Kion, e ele aparentemente se tornou menos tolerante com o fracasso a ponto de seus principais executores Janja, Mzingo, Reirei e Kiburi temê-lo muito. Na morte, ele ainda é manipulador e, apesar de seu orgulho, sabe que seus objetivos não podem ser alcançados sem a ajuda dos Outlanders, levando-o a usar tanto a intimidação quanto a tentação para manter seus novos lacaios em conformidade. Ele mantém sua natureza conspiradora, embora se torne mais maníaco, à medida que semeia alegremente dissidência, pânico e agitação nas Terras do Orgulho através do trabalho de seus aliados. Ele tenta quebrar o Círculo da Vida e até matar enormes rebanhos de animais, a fim de enfraquecer o reino que ele já governou.

Se seus aliados mostrarem qualquer sinal de fracasso, covardia, tolice ou fraqueza, Scar voará em uma raiva terrível. Sua raiva só aumenta quando suas múltiplas tramas são frustradas por Kion, por quem ele nutre um ódio quase semelhante a Simba e cicatriza de maneira semelhante a si mesmo. No final, Scar não tem nenhum conceito de perdão nem compaixão para com os outros, cuidando apenas de si mesmo, e não tem compreensão da família, claramente mostrada quando ele fica surpreso e atônito quando Kion o perdoa por seus crimes e, em vez disso, chama os Grandes Reis do Passado para julgar Scar em vez de eliminar o espírito maligno no ódio.

Aparições[]

O Rei Leão[]

No dia da apresentação de Simba, Scar permanece em sua caverna, onde lamenta sua perda do trono enquanto tenta comer um rato chamado Nobi. De repente, ele recebe a visita de Zazu, que repreende Scar por não comparecer à apresentação de Simba. Scar tenta comer Zazu por irritação, mas Mufasa intervém e questiona a ausência de Scar, mas Scar não mostra remorso e apenas expressa desprezo pelo jovem príncipe antes que ele parta de Pride Rock, abatido, para desgosto de Mufasa.

Com o passar do tempo, Scar rapidamente fica com ciúmes da posição de seu sobrinho Simba como o próximo rei das terras do reino e começa a conspirar para matá-lo, a fim de tirar a competição pelo trono. Ele recruta hienas - principalmente Shenzi, Banzai e Ed - para ajudar em seus esquemas para conquistar as terras do reino usando suborno de comida para colocá-los ao seu lado. Na primeira tentativa, Scar atrai Simba para o domínio das hienas no Cemitério de Elefantes, onde Shenzi, Banzai e Ed deveriam matar Simba e sua amiga, Nala. Quando Mufasa frustra esse plano, Scar testemunha toda a cena com grande fúria. Mais tarde naquela noite, Scar repreende as hienas por não terem conseguido matar Simba, mas ainda assim ele lhes dá comida. Sabendo que Simba sempre estará seguro enquanto Mufasa estiver por perto, Scar propõe que eles matem Simba e Mufasa.

Se preparem

Scar em "Se Preparem"

Para motivar e mobilizar as hienas, Scar promete que, sob seu governo, as hienas nunca mais passarão fome (uma promessa que ele acaba não cumprindo). Com a ajuda deles, ele arquiteta uma debandada de gnus destinada a matar seu irmão e sobrinho, enganando Simba para esperar em um desfiladeiro sob a noção de que Mufasa tem uma "surpresa maravilhosa" para ele, que é "morrer". Scar alerta Mufasa, que corre para ajudar Simba. Mufasa consegue resgatar seu filho e acaba se agarrando a um penhasco onde ele vê Scar e implora a seu irmão para ajudá-lo. No entanto, Scar perfura as patas de Mufasa com suas garras e, sorrindo maldosamente, joga seu irmão do penhasco para sua morte com as palavras provocadoras: "Viva o rei". Quando Scar vê que Simba ainda está vivo, ele coloca a culpa da morte de Mufasa em seu sobrinho para fazê-lo se sentir culpado. Simba pergunta o que ele deve fazer e ele ordena que Simba fuja e nunca mais volte como punição. Scar orgulhosamente vê Simba fugir dele com um sorriso perverso, então envia as hienas para matar Simba, mas eles falham nessa tarefa mais uma vez devido a Simba escapar para o deserto através de um leito de arbustos de espinhos muito largos e densos para que eles o sigam adiante. Acreditando que Simba vai morrer no deserto, as hienas deixam o filhote ir, mas o avisam com a morte caso ele retorne.

Vidalongaaorei

"Vida Longa ao Rei"

Com fingida tristeza, Scar anuncia que Mufasa e Simba foram mortos na debandada (sem saber que Simba ainda sobreviveu às hienas), o que entristece as leoas, Zazu e Rafiki e assume as Terras do Orgulho, usando o clã hiena como músculo para garantir que seu reinado seja indiscutível. Como rei, Scar promulga uma lei que proíbe a menção do nome de Mufasa em sua presença. Ele também tranca Zazu em uma gaiola feita de ossos de costela e pedras e o força a entretê-lo com canto e concede às hienas direitos irrestritos de caça, resultando em uma escassez de comida devido à caça excessiva das hienas. Além disso, uma seca priva o reino de água, afastando a maioria dos animais. Por causa das condições da regra frouxa de Scar, as leoas desprezam Scar e se recusam a caçar. Até os asseclas de Scar, as hienas, que estão acostumadas a passar fome por dias, começam a reclamar com Scar sobre a terra estar nua. Um dia, quando Zazu acidentalmente escorrega o nome de Mufasa, Scar reage com fúria, ordenando que Zazu nunca mencione o nome de seu irmão em sua presença. Pouco depois, as hienas vêm antes de Scar, gemendo. Scar, no entanto, diz a eles para deixar sua caverna quando Banzai o enfurece mencionando o nome de Mufasa também. Depois de receber reclamações das hienas mais uma vez, Scar convoca Sarabi e a questiona sobre por que ela e o resto das leoas não estão caçando comida, ao que Sarabi explica o estado do reino. Ela sugere que eles deixem Pride Rock para sobreviver, mas Scar rejeita intransigentemente a ideia. Empurrado além da compostura, Sarabi compara abertamente Scar a Mufasa de uma maneira superior, enfurecendo Scar a ponto de atingi-la impiedosamente. Assim que isso ocorre, um Simba adulto revela seu retorno e confronta a horrorizada Scar, que inicialmente confunde Simba com Mufasa. No entanto, depois de saber que é seu sobrinho, Scar sarcasticamente expressa "alegria" por vê-lo vivo e dá um olhar sujo para as hienas, irritado por elas não o matarem como ele ordenou que fizessem, levando-as a engolir nervosamente e se afastar dele.

Simba ordena que Scar renuncie ao cargo de rei ou se envolva na batalha pelo trono enquanto Nala e as leoas se levantam contra o tirano. Scar inicia um julgamento contra Simba, culpando-o pela morte de Mufasa, em uma tentativa de virar o orgulho contra ele. Simba, ainda pensando que ele foi responsável pela morte de seu pai, admite seu "crime" e tenta explicar que ele não era um assassino, mas Scar o apoia até que ele é deixado pendurado na borda de Pride Rock. Quando um raio cai abaixo de Pride Rock e causa um incêndio florestal devido à grama seca, Scar silenciosamente confessa ter matado Mufasa, derrotando Simba que, em uma explosão de adrenalina, ataca furiosamente Scar e o força a confessar seu assassinato. Scar não está disposto a confessar, então Simba começa a sufocar seu tio pressionando sua pata em sua garganta, forçando Scar a anunciar a verdade em um tom baixo. Simba exige que ele fale mais alto para que os outros possam ouvi-lo claramente e, em um tom desdenhoso, frustrado e amargo, Scar admite a todos que assassinou Mufasa sem remorso, o que enfurece o orgulho. Isso leva a uma batalha feroz na qual as leoas, Timão, Pumba e Rafiki trabalham juntas para derrotar as hienas. Scar tenta fugir no caos, mas é encurralado por Simba no topo de Pride Rock. Sem ter para onde correr, Scar implora a Simba por misericórdia e até tenta culpar as hienas por seus crimes (sem saber que Shenzi, Banzai e Ed estão ouvindo por perto). Simba se recusa a acreditar nele, pois tudo o que ele já lhe disse era mentira, mas ele escolhe exilar Scar em vez de matá-lo. Scar parece ceder, mas ele ataca Simba violentamente depois de puxar um tiro barato com algumas brasas quentes nos olhos de Simba para cega-lo. Scar ataca Simba e morde seu pescoço, mas Simba violentamente dá um tapa em seu rosto e empurra Scar para longe, começando uma batalha. Os dois travam uma briga acirrada.

Scar eventualmente ganha a vantagem batendo Simba no rosto e derrubando-o em suas costas. No entanto, enquanto Scar salta para desferir o golpe mortal, Simba usa suas patas traseiras para arremessar Scar sobre a borda de Pride Rock, enviando-o caindo por uma encosta rochosa até a base da formação. Scar sobrevive à queda e, quando ele lentamente chega aos seus pés, as hienas aparecem. Scar fica aliviado ao ver seus "amigos" no início, mas eles revelam que ouviram Scar chamando-os de "inimigos" e eles começam a cercar seu mestre caído com grandes grins viciosos. Percebendo seu erro tarde demais, Scar implora por misericórdia e tenta justificar o que ele disse, mas as hienas estão fartas de suas mentiras, tratamento depreciativo e promessas quebradas, então ignoram seu apelo de vida, pulam sobre ele e o matam brutalmente enquanto as chamas os cercam.

Com Scar derrubado e morto, Simba ascende a Pride Rock e recupera as Terras do Orgulho como o novo rei e o reino é restaurado à sua antiga glória.

Advertisement