Se você procura a franquia Disney Princesa, clique aqui.

Esta é uma lista de princesas da Disney. Aqui estão incluídas princesas por nascimento (que são filhas de reis, rainhas, governantes), por casamento (por terem se casado com um príncipe), que não são princesas, embora sejam vistas como sendo parte da realeza pelas pessoas e personagens questionáveis.

Legenda

Crown1.png Princesa por nascimento Heart3.png Princesa por casamento
Question4.png Discutível X2.png Realmente não é uma princesa

Lista

Branca de Neve

Snow01.png

Branca de Neve e os Sete Anões de 1937 Crown1.png Branca de Neve é primeira princesa da Disney. A inveja da beleza de Branca de Neve, faz sua madrasta expulsa-la de seu castelo e morar com os 7 anões. É uma princesa por nascimento. Seus pais eram reis de um distante reino, mesmo passando um tempo na floresta.

Cinderela 

Cinderella01.png

Cinderela de 1950 Heart3.png Primeira princesa loira da Disney, que trabalhava como empregada para sua madrasta, mas se torna princesa ao se casar com o Príncipe Encantado. Infelizmente, Cinderela não nasceu como uma princesa, embora seu pai fosse um homem rico e de muitas posses.

Anastasia Tremaine 

Anastasia01.png

Cinderela de 1950 Question4.png Por mais que Anastasia é uma das meia-irmãs da Cinderela, lhe tornando assim uma vilã, com o passar dos anos ela aprende a ser boa e recebe o perdão de Cinderela. Sendo assim, ela começa a morar no castelo e acaba se tornando membro da família real, porém seu status na realeza é desconhecido.

Alice

Alice01.png

Alice no País das Maravilhas de 1951 X2.png Alice pode ter confrontado a Rainha de Copas, mais ela não é uma princesa. No entanto, sua inclusão no vídeo game Kingdom Hearts e em alguns dos primeiros produtos da Disney Princesa é realmente curioso.

Tinker Bell

Tinkerbell01.png

Peter Pan de 1953 X2.png Antes de ter sua própria franquia, a Disney Fadas, Tinker Bell foi parte oficial da franquia Disney Princesa, embora em Peter Pan, ela nunca seja dita como parte da realeza.

Wendy

Wendy01.png

Peter Pan de 1953

X2.png

Apesar de não ter nenhuma ligação com a realeza, Wendy foi planejada em ser adicionada à franquia Disney Princesa; porém, a ideia foi logo descartada e Tinker Bell entrou em seu lugar, por ser mais popular, sendo retirada um tempo depois.

Tigrinha

Tigrinha.png

Peter Pan de 1953

Question4.png

No filme, Tigrina é filha do cacique da tribo, no entanto, não se sabe se isso faz dela uma princesa ou qualquer membro da realeza.

Aurora 

Aurora010.png

A Bela Adormecida de 1959 Crown1.png Embora tenha passado a maior parte de seus anos de adolescência vivendo na floresta e tenha sido criada por um trio de fadas, Aurora é uma princesa legítima através de nascimento. No entanto, assim como Branca de Neve, ela nunca é vista se casando com o príncipe Phillip.

Donzela Marian 

Maid Marian.png

Robin Hood de 1973 Question4.png Marian é sobrinha do Rei Ricardo de Nottingham, no entanto, não se sabe se ela é filha de um rei. Mesmo assim, a personagem ainda recebe ligaçõs reais, e não esta em qualquer mercadoria da Disney Princesa, provavelmente por ser um animal.

Eilonwy 

Eliowny01.png

O Caldeirão Mágico de 1985 Crown1.png Princesa Eilonwy é a única princesa legítima para ser totalmente excluída de toda mercadoria da Disney Princesa - e produtos Disney em geral.

Ariel

Ariel01.png

A Pequena Sereia de 1989 Crown1.pngHeart3.png Ariel é a filha do Rei Tritão e da Rainha Atena, e a única princesa Disney que pode reivindicar realeza abaixo do mar através de seu direito de primogenitura e acima do mar através de seu casamento com o príncipe Eric.

Filhas de Tritão

FilhasdeTritao01.png

A Pequena Sereia de 1989 Crown1.png

Attina, Alana, Adella, Aquata, Arista e Andrina são as seis irmãs de Ariel e filhas do Rei Tritão.

Todas elas são princesas por nascimento, mas apesar disso nunca foram cogitadas a serem incluídas na franquia Disney Princesa por não serem as protagonistas do filme.

Bela

Belle01.png

A Bela e a Fera de 1991 Question4.png Bela é uma camponesa, sendo assim, ela não é filha de um rei, em vez disso, ela é filha de um inventor. No final do filme, Bela termina de fato com a Fera, que vem a ser um príncipe, mas eles nunca são vistos se casando em qualquer um dos filmes.

Jasmine

Jasmine01.png

Aladdin de 1992 Crown1.png A primeira não-caucasiana princesa da Disney, a árabe Jasmine, recebe seu crédito de "princesa" por ser a filha de um sultão, Rei de Agrabah, mas ela não recebe o crédito pelo casamento desde que o "Príncipe Ali" era realmente um jovem de rua Aladdin.

Nala

Nala1.png

O Rei Leão de 1994 Heart3.png Nala se casa com Simba, o rei das Terras do Reino, o que a torna uma rainha. Apesar disso, ela nunca foi cogitada para estar na franquia por ser uma leoa.

Pocahontas

Pocahontas01.png

Pocahontas de 1995 Question4.png É discutível se ser a filha de um chefe indígena qualifica Pocahontas como parte da realeza, mas se isso acontecer, Pocahontas é a primeira princesa da Disney na América do Norte.

Esmeralda

Esmeralda01.png

O Corcunda de Notre Dame de 1996 X2.png Apesar de suas origens humildes como uma dançarina cigana e sem vínculos de qualquer natureza para a realeza, Esmeralda foi parte da linha Disney Princesa e é uma personagem regular na refeição Princess Storybook no Castelo Akershus da Epcot.

Mégara

Meg01.png

Hércules de 1997 Question4.png Mégara pode acabar com Hércules no final, mas é discutível se ser filho do rei dos deuses faz de Hércules o "Príncipe dos Deuses". Mégara também faz aparições na refeição Princess Storybook no Castelo Akershus da Epcot.

Mulan

Mulan01.png

Mulan de 1998 X2.png Mulan pode ser uma guerreira chinesa, mas ela não é uma princesa por direito de nascença ou por meio de seu casamento com o guerreiro Li Shang. Em Mulan 2, ela chega perto de ganhar status de princesa, tomando o lugar de uma das filhas do Imperador em um casamento arranjado, mas ela não vai até o fim. Mesmo assim, Mulan é parte da franquia Disney Princesa.

Kiara

Kiara1.png

O Rei Leão 2: O Reino de Simba de 1998 Crown1.png Kiara é filha de Simba e Nala e, portanto, é a princesa e futura rainha das Terras do Reino. Mas, assim como sua mãe ela nunca foi pensada em estar na franquia, por ser um animal.

Atta e Dot

AttaDot01.png

Vida de Inseto de 1998 Crown1.png

Atta e Dot são irmãs e ambas são princesas por nascimento e herderias do trono Colônia das Formigas. Apesar disso, elas nunca foram cogitadas para entrar na franquia Disney Princesa, provavelmente por serem formigas e não se enquadrarem.

Jane

Jane01.png

Tarzan de 1999 Question4.png É questionável se Jane pode ser considerada da realeza ou não. No final de seu filme, ela fica com Tarzan, que é considerado o rei da selva, o que a torna "a rainha da selva", no sentido figurado. Apesar disso, ela não é nascida em família real, e Tarzan não é um príncipe.

Melody

Melody01.png

A Pequena Sereia: O Retorno para o Mar de 2000 Crown1.png Melody é filha de Ariel com o Príncipe Eric, o que a torna uma princesa. No entanto, ela nunca foi cogitada em estar na franquia Disney Princesa, por ser parte de um filme sequencial.

Kida

Kida01.png

Atlantis: O Reino Perdido de 2001 Crown1.png Por ser filha do rei de Atlantis, Kida, obviamente, é uma princesa, como dito no próprio filme. No entanto, como seu filme fracassou nas bilheterias, a Disney decidiu que ela não faria parte da franquia Disney Princesa.

Ting-Ting, Su e Mei

TingTing Su e Mei.png

Mulan 2 de 2005 Crown1.png Ting-Ting, Su e Mei são filhas do Imperador da China, e são princesas da Cidade Imperial. No entanto, elas preferiram largar a vida no palácio e se casar com Yao, Ling e Chien Po, que não fazem parte da realeza.

Nita

Nita01.png

Irmão Urso 2 de 2005 Question4.png Nita é a filha do chefe de uma tribo inuit, no entanto, ao decorrer do filme se apaixona por Kenai e se torna um urso para ficar com ele.

Giselle

Giselle02.png

Encantada de 2007 X2.png Giselle não é uma princesa, por que ela não terminou com o príncipe Edward no final do filme, em vez disso, ela terminou com um homem da Terra.

Nancy

Nancy01.png

Encantada 

de 2007

Heart3.png Nancy não é uma princesa de berço, mas no final do filme, ela se casa com o príncipe Edward, fazendo dela assim uma princesa, ou uma rainha.

Tiana

Tiana01.png

A Princesa e o Sapo de 2009 Heart3.png Tiana conta a história da jovem que beijou um sapo, e assim se transformou um como ele. É a primeira princesa afro-americana da Disney. Tiana se tornou da realeza através de seu casamento com o príncipe Naveen, Príncipe da Maldônia.

Charlotte

Charlotte01.png

A Princesa e o Sapo de 2009 Question4.png Assim como Jane (de Tarzan), Charlotte é considerada da realeza em um sentido figurado, já que seu pai é chamado de "o rei do Carnaval", o que a torna "a princesa do Carnaval", mas não em um sentido oficial.

Rapunzel

Rapunzel01.png

Enrolados de 2010 Crown1.png Mesmo tendo sido sequestrada de seus legítimos pais e crescido em uma torre isolada por dezoito anos, Rapunzel é uma princesa de nascença. Entretanto, ela não recebe o título pelo casamento, já que seu par romântico era um ladrão de rua.

Mérida

Merida01.png

Valente de 2012 Crown1.png Mérida é uma princesa de nascimento, devido a isso, ela faz parte da linha Disney Princesa. No entanto, ela não ganha o crédito como uma princesa de casamento, por não ter nenhum interesse amoroso, por enquanto.

Vanellope

Vanellope1.png

Detona Ralph de 2012 Crown1.png Embora originalmente Vanellope fosse a princesa de Sugar Rush, ela renegou seu título, logo se tornando presidente da Corrida do Doce.

Sofia

Sofia01.png

Princesinha Sofia de 2012 Heart3.png Sofia não é princesa por nascimento. O fato dela ser uma princesa só ocorreu pelo casamento de sua mãe com o rei de Enchancia, assim se tornando uma princesa.

Amber

Amber01.png

Princesinha Sofia de 2012 Crown1.png Amber é princesa de nascimento, sendo assim, filha do rei de Enchancia.

Anna e Elsa

AnnaElsa01.png

Frozen: Uma Aventura Congelante de 2013 Crown1.png As irmãs Anna e Elsa são princesas de nascimento, filhas dos reis de Arendelle. No entanto, Elsa ainda se torna rainha, algum tempo depois da morte de seus pais. Porém, mostrado em Frozen 2, Elsa não mora mais no reino de Arendelle, passando assim sucessão do trono para Anna.

Princesa Star Butterfly

Star01.png

Star vs. as Forças do Mal de 2015 Crown1.png Star é filha do rei River Butterfly e a rainha Lua Butterfly do reino de Mewni, sendo assim uma princesa de nascimento.

Princesa Elena

Elena01.png

Elena de Avalor de 2016 Crown1.png Elena é uma princesa.

Moana

Moana01.png

Moana: Um Mar de Aventuras de 2016 Question4.png Moana é a filha do chefe Tui e de Sina, e será futura governante da sua ilha. Entretanto, não se sabe se isso a torna uma princesa, mesmo assim, ela faz parte da franquia oficial.