Wiki Disney Princesas
Advertisement
Wiki Disney Princesas
Luismotta
"Joaquim Motta"
Nascimento: 1935
Bahia, Brasil
Morte: 1998 (68 anos)
Mesquita, Rio de Janeiro, Brasil
Nacionalidade: Button br Brasileiro

Joaquim "Luís" Motta nasceu em 1935 na Bahia. Começou a carreira como ator. Em 1969 entrou para a Rede Globo na novela A Ponte dos Suspiros, e depois fez O Verão Vermelho em 1970. 

Em Cinema fez os filmes Xica da Silva em 1976 e Quilombo em 1984. 

Na dublagem entrou no final dos anos de 1950. Passou por todas as principais empresas de dublagem do Rio, como Tv Cinesom, Riosom, Herbert Richers, Telecine, Delart, entre outras. Como narrador e diretor de dublagem, iniciou na empresa Riosom, no início dos anos de 1960, e também dirigiu em outras casas.

Eternizou muitos personagens, principalmente em filmes. Foi a primeira voz de Hoss na série Bonanza, fez John Wayne em Os Filhos de Katie Elder, Gene Hackman em A Conversação, Lawrence Olivier em Othello, Orson Welles em Gente Muito Importante, Gepeto no longa-metragem clássico de Pinóquio, o Rei Tritão pai de Ariel na série de A Pequena Sereia, o tenente Kojak na série do mesmo, dentre muitos outros personagens.

Um fato curioso é que Luís dublou por duas vezes, personagens dublados originalmente pelo dublador norte-americano J. Pat O'Malley, uma vez em Alice no País das Maravilhas e outra vez em Os 101 Dálmatas. Fato esse que não sabemos se foi escolhido pela própria Disney, escolhendo sempre Luís para dublar personagens que esse dublador dublava, ou apenas uma coincidência. 

Luís Motta alem de ator e dublador, também era um respeitado líder religioso do Candomblé no Rio de Janeiro, e nela era conhecido como Joaquim Motta. 

Luís veio a falecer no final dos anos de 1990 de um ataque cardíaco, na Bahia, aonde residia.

Advertisement