Wiki Disney Princesas
Advertisement
Wiki Disney Princesas
Francisco Milani
"Francisco Milani"
Nascimento: Francisco Ferreira Milani
19 de novembro de 1936
Cidade de São Paulo, SP, Brasil
Morte: 13 de agosto de 2005 (68 anos)
Cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Nacionalidade: Button br Brasileiro
Casamento: Maria Tereza do Carmo (1965-1981, víuvo)
Anos em atividade: 1951-2005

Francisco Ferreira Milani (São Paulo, 19 de novembro de 1936 — Rio de Janeiro, 13 de agosto de 2005) foi um ator, dublador, humorista e político brasileiro.

Índice[]

[esconder] 

  • 1Carreira
  • 2Dublagens
  • 3Política
  • 4Morte
  • 5Referências
  • 6Ligações externas

Carreira[]

A carreira artística de Francisco Milani começou cedo, aos 13 anos de idade, quando ele conseguiu seu primeiro emprego em uma rádio no interior de São Paulo.

Em 1959 participou da “TV de Vanguarda” e “TV de Comédia”, na extinta Rede Tupi. Convidado pelo dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho, foi trabalhar no Centro Popular de Cultura, o CPC, na União Nacional dos Estudantes. Perseguido pela ditadura militar, teve que ir embora de São Paulo e a carreira artística ficou interrompida durante oito anos. Virou caminhoneiro, e, na década de 70 viajou para o Rio de Janeiro, onde passou a viver e onde retomou sua vida de artista.

No cinema, Milani participou do clássico Terra em Transe (1967) e, mais recentemente, de O Coronel e o Lobisomem, e do infantil Eliana e o Segredo dos Golfinhos. Sua última participação foi no filme Irma Vap – O Retorno, lançado após a sua morte.

Milani participou de inúmeras novelas, entre elas Selva de Pedra (1972), Elas por Elas (1982), Barriga de Aluguel (1990) e Vamp (1991), todas na Rede Globo. Em 1978, ele fez na Tupi Roda de Fogo, mesmo nome de outra novela da Globo em 1986. Fez trabalhos e minisséries, como Bandidos da Falange, Riacho Doce e Anos Rebeldes, entre outras.

Na década de 80 descobriu-se sua veia de humorista, como o intolerante chefe na série Armação Ilimitada. Trabalhou nos humorísticos Chico Anysio Show e Escolinha do Professor Raimundo. Como diretor, Milani comandou o Viva o Gordo, de Jô Soares, e outros programas humorísticos de Chico Anysio.

Entre seus últimos trabalhos estão o personagem Saraiva, dono do bordão “pergunta idiota, tolerância zero”, no programa humorístico da Globo Zorra Total, e o rabugento tio Juvenal (conhecido também como o "tio mala"), em A Grande Família. Antes disso, viveu também Pedro Pedreira, na Escolinha do Professor Raimundo.

Milani foi também narrador e dublador. Trabalhou para o Fantástico e, entre 1994 e 1997, foi locutor do programa Casseta & Planeta, Urgente!. Na área de dublagem, emprestou sua voz ao protagonista do seriado Magnum (Tom Selleck), entre outros.

Advertisement