Wiki Disney Princesas
Advertisement
Wiki Disney Princesas
Armandocasella

Armando Casella nasceu em 17 de Agosto de 1939 em São Paulo, Capital. Ainda adolescente ingressou no rádio a intermédio de Olegário Passos, autor de rádio-novelas na Rádio Kosmos, atual Rádio América, como rádioator. Também participou das Rádios Record, Tupi e São Paulo.

Entre as diversas rádionovelas em que participou, está O Anjo do Mal, de Raimundo Lopes, na Rádio São Paulo, com direção de Mário Jorge Montini, ao lado de Áurea Maria, Amélia Rocha, Eduardo Cúri, Lenita Helena, Waldemar Arciglioni, Irany Borges, José Romera, Dalva Costa, Antônio Mello, Deise Celeste, Roberto Pereira, Luís Dias, Yara Maria, entre outros.

Armando chegou a ser bem conhecido no rádio, tendo sido galã de rádio. Na década de 1970, ganhou o prêmio Roquette Pinto como melhor rádioator.

Na dublagem ingressou no início dos anos de 1960 na Ibrasom. Por volta de 1964 entra para a Aic São Paulo, o qual fica apenas 2 anos e em 1966 começa a trabalhar na Herbert Richers, no Rio de Janeiro. Em 1973, por viajar constantemente para o Rio, resolveu se mudar para lá. 

Na Herbert Richers faz carreira de pelo menos 15 anos, dublando diversos personagens em filmes, séries e desenhos. 

Por volta de 83/84 volta novamente para a dublagem paulista, desta vez para a atual Bks, antiga Aic, na qual Casella havia trabalhado no passado. Também começa a trabalhar no núcleo de dublagem do Sbt, principalmente na prestadora Elenco. No final dos anos de 1980 retorna para a Herbert Richers, mas fica poucos anos, e retorna para São Paulo. Aqui acaba passando por dificuldades financeiras e na saúde, e acaba falecendo por volta de 1990, por problemas cardíacos. 

Entre seus personagens estão os filmes como Baker interpretado por Livio Lorenzon em Três Homens em Conflito, George Bennings interpretado por Peter Maloney em O Enigma do Outro Mundo, Capitão Anson Harris interpretado por Barry Nelson em Aeroporto, Perry White interpretado por Jackie Cooper em Superman III, Capt. Stuart Kinder interpretado por Ralph Meeker em Os Doze Condenados, Rollo interpretado por William P. O'Hagan em Em Algum Lugar do Passado, Philip Stevens interpretado por James Stewart em Aeroporto 77, General Zod interpretado por Terence Stamp na primeira dublagem de Superman - O Filme e Superman II - A Aventura Continua, entre outros.

Advertisement